«

»

Transcrição da Nota Oficial da Comissão Organizadora do 5º Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba

Piracicaba, 16 de julho de 2015.
Às 08h45 desta quinta-feira reuniu-se a Comissão Julgadora do 5º Concurso Microcontos de Humor para deliberar sobre a situação do premiado em terceiro lugar com o título “Reunião Pré-Dilúvio” com suspeita de plágio de um antigo ditado popular também registrado em forma de música com título “Coitadinho do Jacaré” interpretada pelos músicos Sandy e Junior.
Este microconto, de autoria do Sr.Amadeu Bispo de Oliveira do município de Diadema-SP, após a sua divulgação nos meios de imprensa, gerou algumas polêmicas e debates em grupos literários sobre a sua autenticidade e legitimidade, pois encontra-se registrado na tradição oral em diferentes formatos, mas preservando a mesma ideia. A discussão, portanto, centra-se na manutenção deste microconto em terceiro lugar nesta edição do concurso e a consequente justificativa para tal, ou a substituição do mesmo por outro microconto entre os noventa e sete selecionados já escolhidos para compor a coletânea, assim como o acréscimo de mais um selecionado para repor o selecionado conduzido ao posto de terceiro lugar. Esta decisão também implica na elaboração de uma justificativa técnica.
A comissão organizadora do concurso delega total autonomia de escolha e decisão a comissão julgadora para realização do seu trabalho, tal como estabelecido pelo regulamento do concurso, tornando-se a responsável pelo encaminhamento e comunicação do que foi decidido. A Comissão organizadora apenas expôs os fatos e com isto preserva-se na sua condição apenas de organização e não de decisão sobre os premiados que é de responsabilidade do júri técnico (Comissão Julgadora).
Att,
Comissão Organizadora

Deliberação da Comissão Julgadora
O júri composto por Alexandre Basso, Elisangela de Freitas Mathias, Josiane Bordingnon, Otacílio Monteiro e William Hussar entende que o texto “Reunião pré-dilúvio” de autoria de Amadeu Bispo de Oliveira, classificado em 3º lugar no 5º Concurso Microcontos de Humor, é de humor e realiza intertextualidade, com criatividade, e sem configurar plágio, com o dito popular, que também é objeto de releitura da letra “Coitadinho do Jacaré”, de autoria de Elias Muniz e Carlos Cola e interpretada pelos músicos Sandy e Junior.
De acordo com Alexandre Basso, pesquisador literário e membro do júri, a noção de intertextualidade vem do fim da década de 60, quando se chamava a atenção pra o fato de que a “produtividade” da escritura literária redistribui, dissemina (…) textos anteriores em um texto; seria preciso, pois, pensar o texto com “intertexto”.
Em Barthes: “Todo texto é um intertexto; outros textos estão presentes nele, em níveis variáveis, sob formas mais ou menos reconhecíveis (…). O intertexto é um campo geral de fórmulas anônimas, cuja origem raramente é recuperável, de citações inconscientes ou automáticas, feitas sem aspas”.
Para Genette, que preferiu usar o termo transtextualidade, há uma série de tipologias, sendo uma delas a hipertextualidade, que recobriria fenômenos como a paródia.
Para Machado: “o sujeito parodista mantém uma posição ambígua em relação ao texto parodiado: distancia-se, permanecendo próximo; ele lhe é infiel, apesar de ser-lhe fiel.” (CHARAUDEAU; MAINGENEAU, 2012).
No caso do texto analisado, entende-se uma possibilidade de paródia, o que não configura plágio. Ele subverte a letra da música, acrescentando-lhe ironia.
O texto do microconto não depende do conhecimento prévio da música ou do ditado popular para a sua compreensão.
Deste modo, o citado microconto faz releitura de um texto presente na tradição oral e também da letra da música. Ao modificar o papel e as posições das personagens, assim como o espaço e contexto da ideia, o microconto estabelece uma recriação dos textos, a exemplo de incontáveis obras da literatura universal.
Diante de todo o exposto, a Comissão Julgadora decide que o referido microconto permanecerá como premiado em 3º lugar no 5º Concurso Microcontos de Humor.
Referência das citações
CHARAUDEAU, P.; MAINGENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

4 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. Regis disse:

    É isso aí…

    Rir é o melhor remédio mesmo 😀

  2. Saymon Nunes - Academia da Guitarra disse:

    Parabéns pela decisão!

    A arte deve ser incentivada e não colocada de escaneio.

    SHOW!!!

  3. Rubens Fernando disse:

    Faço minhas as palavras do Amadeu!
    Piracicaba acaba de se tornar um exemplo de tolerância e incentivo à arte do humor.

  4. Amadeu Bispo de Oliveira disse:

    Parabéns ao júri, que entendeu perfeitamente a proposta do microconto “Reunião pré-dilúvio”.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>