«

»

Programação da Virada Cultural começa no sábado, às 18h, na Biblioteca Municipal

Histórias do Nhô Chico e exposição Gestos e Cores são as atrações da noite

No próximo sábado (25), às 18h, tem início a Virada Cultural Paulista 2013, uma maratona cultural em que o público pode ter acesso, por 24 horas, à atrações musicais, teatrais, de dança e cultura popular, intervenções, exposições e workshops, totalmente gratuitas. Piracicaba, pela quarta vez, integra a lista de cidades do interior de São Paulo que receberão a programação, e a Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” será um dos espaços que receberá atrações. A maratona termina no domingo (26), às 18h.

No sábado, às 18h, o professor Douglas Simões traz, ao Anfietatro “Professor Alceu Maynard Araújo” da Biblioteca Municipal, Histórias do Nhô Chico, personagem criado por ele e que, há mais de três anos, conta histórias e causos todas as manhãs no programa “Café com Viola”, na rádio Educativa FM.

As histórias procuram veicular textos de autores consagrados – como Carlos Drummond de Andrade, Erico e Fernando Veríssimo, Cora Coralina, Exupèry, Kalil Gibran, Catullo da Paixão Cearense – e outros de autoria própria, procurando sempre – através da sabedoria do caipira, do caboclo, do homem do campo – estimular a reflexão sobre os mais variados temas e assuntos, como família, relacionamento, vida, amizade, humildade, solidariedade, amor e saudade.

Douglas Simões traz a sabedoria do caipira com reflexões sobre temas do cotidiano (foto: acervo pessoal)

Com uma linguagem simples, sem fazer apologia de qualquer credo religioso ou tendência política, Nhô Chico procura refletir sobre os temas atuais, utilizando os invariantes fundamentais necessários para a preservação e sobrevivência de todas as relações humanas e sociais: o respeito, a responsabilidade, a cooperação, a solidariedade e o amor.

Durante a atração, o público pode também conferir a exposição Gestos e Cores, do artista plástico Mateus Cruz, que estará aberta no Hall “Professor Doutor Dalton Belmudes de Toledo”. O estilo adotado pelo artista é o acadêmico impressionista, e suas obras mesclam duas técnicas completamente diferentes de pintura. Vale a pena conferir!

O Anfiteatro “Professor Alceu Maynard Araújo” e o Hall “Professor Doutor Dalton Belmudes de Toledo” ficam na Rua do Vergueiro, 145 – Centro. Mais informações pelo telefone 3433 3674 ou 3434 9032, ou pelo e-mail, bibliotecadepiracicaba@hotmail.com. Para conferir a programação completa da Virada Cultural Paulista 2013, acesse o site www.viradaculturalpiracicaba.blogspot.com.

Texto: Clara Grizotto

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>