Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba

 

logo_microcontos_2017

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A Comissão Organizadora agradece a todos os participantes pelas mais de 500 inscrições enviadas, de todo o Brasil e também do exterior. Nossa gratidão aos sites, blogs, páginas de redes sociais e veículos de imprensa, por cederem gentilmente espaço para a promoção deste Concurso. Agradecemos também aos amigos e amigas da Biblioteca e usuários das redes sociais que compartilharam voluntariamente nossas postagens e nos ajudaram na divulgação.

Os trabalhos classificados serão enviados para a Comissão Julgadora. A divulgação dos resultados será feita oficialmente neste site e na página da Biblioteca no Facebook, em data prevista para 07 de julho.

Desejamos a todos boa sorte e esperamos contar com sua participação nas próximas edições do Concurso Microcontos de Humor!

Nosso muito obrigado!

 

Para mais informações ou dúvidas entre em contato com a Biblioteca

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba – SP

Telefone: (19) 3433-3674

E-mail: microcontos@piracicaba.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:00 às 18:00; Sábado: 8:00 às 12:00

_________________________________________________________________________________________________________

Sobre o Microcontos de Humor

O Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, do Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba e da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, e compõe a programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O Microcontos foi idealizado por iniciativa da ex-Diretora da Biblioteca Lucila Maria Calheiros Silvestre, com suporte e apoio do escritor Marcelino Freire, com o objetivo de proporcionar espaço e oportunidade para escritores e aspirantes de todas idades e contemplar novas formas de produção literária potencializadas pelo aparecimento das redes sociais, como o Twitter. Devido à peculiar natureza de formato de escrita desse microblog, que limita as postagens em 140 caracteres (toques no teclado), as micronarrativas encontraram campo fértil para circulação. Compreendendo o potencial dessa modalidade de escrita restrita, que exige grande habilidade de síntese e brevidade do autor, o Microcontos se organizou em volta desse padrão e emprestou da rede social o limite de texto de 140 caracteres, formato que se consagrou e é mantido até hoje no Concurso. A ideia foi acolhida pela Prefeitura e pela Secretaria da Ação Cultural, que possibilitou que a realização do certame fosse vinculada ao Salão Internacional de Humor, compondo sua programação oficial, o que definiu o eixo temático de humor que orienta o Microcontos.

Os trabalhos de realização do Concurso são divididos por duas Comissões. A Comissão Organizadora é composta por representantes do Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba e da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba. Suas funções são: elaboração do Regulamento de cada ano, divulgação, recebimento das inscrições, edição da antologia, entre outros. Cabe também à Comissão Organizadora indicar uma Comissão Julgadora, composta por cinco membros escolhidos dentre escritores, humoristas, jornalistas e docentes na área de literatura, cuja função é classificar os três trabalhos vencedores e apontar os selecionados que comporão a antologia. As Comissões não compartilham membros, sendo compostas por representantes diversos.

O prêmio foi instituído pela Lei Municipal 7064 de 06/07/2011, e teve sua primeira edição realizada nesse mesmo ano. Até o presente ano de 2017, foram promovidas sete edições. São recebidos microcontos de até 140 caracteres, de temática livre e com teor humorístico. Podem participar textos em português, de autores de qualquer idade. Todo ano são escolhidos três trabalhos vencedores, que recebem troféu e premiação em dinheiro. Além disso, são selecionados até 100 microcontos para comporem uma antologia. A premiação é realizada durante a cerimônia de abertura do Salão Internacional de Humor. Em suas sete edições, o Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba já recebeu trabalhos de todo o Brasil e também do exterior.

Comissão Organizadora

74 comentários

2 menções

  1. Andréia disse:

    É obrigatório título?

    1. Elcio Queiroz Couto disse:

      Bom dia, Andréia

      Agradecemos o contato.
      O título é obrigatório e deve constar no texto, nomear o arquivo do microconto e ser informado na Ficha de Inscrição. O título também é considerado na contagem dos 140 caracteres.

      Atenciosamente,

      1. Alberto disse:

        Deviam ter especificado isso no regulamento. Não vi nada dizendo que o título entra na contagem de caracteres.

        1. Elcio Queiroz Couto disse:

          Bom dia, Alberto

          Agradecemos o contato.
          No item 1.1 do Regulamento está especificado que título, pontuação e espaçamento são incluídos na contagem dos 140 caracteres:

          “1.1 – Os participantes deverão enviar um microconto em português, de autoria própria, com até 140 caracteres (baseado no Twitter), incluindo o título, pontuação e espaçamento.”

          O item 3.2 determina que o título do microconto nomeia o arquivo do texto. Além disso, na Ficha de Inscrição, há espaço específico para informação do título.

          Atenciosamente,

  2. Marcos Bossolon disse:

    Pelo que eu entendi. Vocês querem microcontso de 140 caracteres. É isso?
    Ou seja. Algo coo uma piada de Twitter.

    1. Elcio Queiroz Couto disse:

      Boa tarde, Marcos

      Agradecemos o contato.
      O microconto deve possuir 140 caracteres (toques no teclado, incluindo título, espaçamento, troca de parágrafo, pontuação etc), como as mensagens do Twitter.
      O texto tem que conter uma micronarrativa e apresentar teor humorístico, dentro das inúmeras possibilidades do humor (humor reflexivo, humor sarcástico, humor lúgubre, humor irônico, humor pela brincadeira com a linguagem, humor leve, entre muitas outras facetas), e não necessariamente ser uma piada.

      Atenciosamente,

  3. Igor disse:

    Olá, gostaria de saber se quem mora em outro Estado e porventura seja premiado precisa comparecer a Sorocaba para receber a premiação (e portanto precisando arcar com despesas de locomoção, hospedagem etc. que podem fazer não valer a pena a viagem).

    1. Elcio Queiroz Couto disse:

      Boa tarde, Igor

      Agradecemos seu contato.
      A cerimônia de premiação do Microcontos será durante a abertura do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
      A presença não é obrigatória. Os vencedores serão notificados por email e telefone para colhimento das informações bancárias necessárias para o depósito dos valores da premiação.

      Atenciosamente

      1. Igor disse:

        Agradeço pela resposta.

    2. Ivovishy disse:

      Gostaria de saber. Quando colocar no email os anexos. Que nome devo colocar no campo assunto? E na caixa de texto do e-mail, ficará limpo?

      1. Elcio Queiroz Couto disse:

        Bom dia, Ivovishy

        Agradecemos o contato.
        Não é necessário (embora facilite a identificação) preencher o campo de assunto nem inserir mensagem. Basta enviar os arquivos de acordo com o Regulamento.
        Aguardamos sua inscrição.

        Atenciosamente,

  4. Nivaldo disse:

    Boa Noite! Sou de Bom Conselho – PE, gostaria de saber se posso participar desse concurso… Estou meio leigo na questão da ficha! Muito pequena, a fote.

    1. Elcio Queiroz Couto disse:

      Bom dia, Nivaldo

      Agradecemos o contato.
      Podem participar candidatos de qualquer estado brasileiro ou mesmo do exterior. Sobre a ficha de inscrição, basta preenchê-la (você pode aumentar o tamanho da fonte, caso tenha dificuldade) e enviá-la junto com o microconto para o email informado acima e no Regulamento.
      Aguardamos sua inscrição.

      Att

  5. João Batista Santos disse:

    Quem consegue copiar a ficha de inscrição se vocês colocam no Word, uma máquina de arrancar dinheiro da gente?

    1. Elcio Queiroz Couto disse:

      Boa tarde, João Batista

      As extensões .doc e .docx podem ser abertas e editadas em qualquer editor de texto, inclusive os gratuitos, como os do LibreOffice e do OpenOffice.

      Att

  6. Ednaldo Baraka disse:

    Bom dia.

    Peço um esclarecimento nesta parte:

    “3.2 – No e-mail deverão constar DOIS ANEXOS: um para o microconto, cuja
    identificação do documento será apenas o título do trabalho, e outro anexo
    contendo a Ficha de Inscrição […]”

    Mas já na ficha de inscrição há um campo para o microconto. Tenho que mandar outro arquivo formato “.doc” contendo apenas o microconto (junto com a ficha de inscrição onde também estará o microconto)???

    Obrigado.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Ednaldo,

      Sim, deve ter 2 arquivos, o espaço para o microconto na ficha de inscrição foi um equivoco quando montamos a ficha.

      Att

  7. Rodolfo Mondoni disse:

    Esse ano haverá o concurso de microcontos?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Boa tarde Rodolfo,

      Tivemos que fazer algumas alterações na lei que rege o concurso, e estamos aguardando uma posição do Departamento Jurídico da Prefeitura para que possamos iniciar as inscrições.

  8. Billy disse:

    Boa tarde, pessoal!
    Quantos exemplares da coletânea cada autor selecionado receberá? É possível comprar mais exemplares?
    Obrigado.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Billy,

      Sobre qual concurso você está se referindo? Prêmio Escriba ou Microcontos de Humor?

      Att

      1. Billy disse:

        Microcontos de Humor.

        1. Fausto Rodrigues Neto disse:

          Blly,

          Como ainda não recebemos os exemplares para a coletânea, não podemos dar um numero de quantos cada um vai receber, pois precisamos saber a quantidade que será enviada para nós

          Att

  9. Nadya disse:

    Olá, gostaria de saber se os autores selecionados, de outros estados, receberão a coletânea pelo correio.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Nadya,

      Sim, os autores selecionados receberão a coletânea pelo correio, além de disponibilizarmos ela para download aqui no site

      Att

  10. Eraldo Santos disse:

    Olá, Cadê os nomes dos vencedores do 5° concurso?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Eraldo, os nomes dos 3 primeiros colocados estão no site, quanto a coletânea essa esta em processo de finalização, tao logo for finalizada, será disponibilizada.

      Att

  11. Cristina disse:

    Olá, onde divulgarão a lista dos demais 97 que entrarão na coletânea? Obrigada

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Cristina,

      A lista será divulgada através da coletânia no dia 23 de agosto

  12. Maurício Limeira disse:

    E o resultado?

    1. mmartim disse:

      Olá, Maurício. O resultado foi divulgado hoje.

  13. Aldenor disse:

    Quando será divulgado o resultado do 4º Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba?

    1. mmartim disse:

      Olá, Aldenor.
      O resultado foi divulgado hoje.

  14. Rita disse:

    Bom dia! Quando sairá o resultado da 4ª edição do concurso?

    1. mmartim disse:

      Olá, Rita. O resultado foi divulgado hoje.

  15. Cintia disse:

    bom dia que horas será publicado o resultado?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Boa tarde Cintia,

      O resultado acaba de ser divulgado

      Att

  16. Thiago Castilho disse:

    Fausto Rodrigues, obrigado por responder. Eu me refiro ao concurso do microcontos. Eu realmente tinha escrito o meu e infelizmente perdi o prazo devido a perda da minha avó. Eu gostaria muito de poder participar. Um grande abraço.

  17. Thiago Castilho disse:

    Por favor, n seria possível prorrogar o prazo. Eu escrevi o conto, mas minha avó faleceu anteontem. Eu perdi o prazo devido ao tumulto do velório e enterro.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Thiago, se você estiver se referindo ao premio escriba, as inscrições irão ate dia 10/06, se for referente ao microcontos precisamos entrar em contato com a comissão organizadora, mas primeiramente nos envie um e-mail dizendo a qual concurso você se refere.

      Att

  18. DANIEL ELIAS DE JESUS CHAGAS disse:

    Obrigado, Fausto.

  19. Daniel Elias DE Jesus Chagas disse:

    Olá, bom dia. Só serão aceitos os contos digitados em Word 97/2000/2003? Outra versão será descartada?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Boa Tarde Daniel,

      Exatamente, o sistema do Prêmio Escriba não aceita outro formato que não seja o mencionado por você.

      Lembramos também que caso a ficha não seja a oficial sua inscrição, apesar de ser aceita pelo sistema será desclassificada pela comissão organizadora.

      Att

  20. ronaldo coelho teixeira disse:

    Caros,

    gostaria de saber se minha inscrição chegou até vocês.
    Grato.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Ronaldo,

      Nos informe para qual concurso você se inscreveu para que possamos confirmar sua inscrição

      Att

      1. ronaldo coelho teixeira disse:

        3º concurso microcontos de humor

  21. João disse:

    Mandei meu micro e voltou porque a caixa postal estava cheia. Como devo fazer? Mando de novo?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia João,

      Por favor mande novamente seu microconto.

      Att

  22. Patricia Angela disse:

    Para receber a premiação tenho que ir até Piracicaba?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Patricia,

      Para receber a premiação não é necessário vir a Piracicaba, mas ficaríamos honrados com sua presença.

      Att

  23. Patricia Angela disse:

    Olá, gostaria de sabe se é para escerver o microconto na ficha de inscrição ou mandar em anexo?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Patricia,
      É necessário mandar o microconto em anexo, não é necessário preenche-lo na ficha de inscrição.

      Att

  24. Marcos Lemos disse:

    Olá, existe alguma restrição para a participação de funcionários públicos da SEMAC?
    Obrigado

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Marcos,

      As pessoas que não podem participar são os integrantes das comissões julgadora e organizadora.

      Att

  25. Horacio Daniel Sequeira disse:

    Estou com dúvida, no regulamento pede para mandar a ficha de inscrição num arquivo e o conto em outro, mas na ficha de inscrição vem anexado um espaço para escrever o conto, ou seja que iria junto da ficha de inscrição. Fica confuso. Podem esclarecer? Obrigado

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Horacio, sim no regulamento está para mandar dois anexos, é para facilitar para a comissão julgadora pois eles receberão um arquivo com apenas o microconto sem os dados da pessoa inscrita, esperamos ter esclarecido sua dúvida.

      Att

  26. Antonio disse:

    Olá, não aceitaram arquivos no word 2010 ?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia,

      Segundo regulamento nossos equipamentos só aceitam extensão .doc e não .docx

      Att.

    2. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Antonio,

      Conforme regulamento os anexos devem ser enviados no formato .doc

  27. Amanda disse:

    Olá,
    gostaria de saber se agora já é possível adquirir exemplares da antologia, e como deveria proceder para os adquirir.
    Obrigada.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Amanda,

      Para retirar os livros que deseja, basta comparecer aqui na Biblioteca Municipal e falar com um dos nossos auxiliares

      Att.

  28. Melissa Pontes disse:

    Olá,
    gostaria de saber se há como eu adquirir exemplares com os microcontos selecionados para publicação da coletânea do salão de humor.
    Obrigada.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Melissa,

      Para adquirir exemplares, somente a partir do dia 25 de Agosto que é o dia da Premiação, antes disso não há como.

      Att

  29. Denis disse:

    Sou da Agência Comunicado Assessoria de Imprensa (http://www.agcomunicado.com.br), esse Blog é uma iniciativa muito importante para levar informação relevante à população. Parabéns !
    Agência Comunicado

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Agradecemos o apoio e visite-nos sempre que possível

      Att.

  30. André Luís Soares disse:

    Onde será publicada a lista com os 100 classificados para a coletânea do salão de humor?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia André os 100 classificados serão publicados em http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/

      Att.

  31. LUPERCIO REIS NETO disse:

    LEMBRANÇAS E AGRADECIMENTOS A TODOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PIRACICABA SP, PELO EXCELENTE TRABALHO QUE ESTÃO REALIZANDO E PELO ÓTIMO ATENDIMENTO. GENTE, MUITO OBRIGADO!

    SUCESSO A TODOS!!! PARABÉNS!!!

    PROF. LUPERCIO REIS NETO

  32. Ana Peres Batista disse:

    Oi! Eu mandei apenas um anexo. A ficha de inscrição, o conto preenchido na própria ficha de inscrição.
    Isso é válido?

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Bom dia Ana,

      Apenas a ficha de inscrição já é valida, desde que o conto esteja preenchido nela, lembro a você que se você enviou sua inscrição após o dia 1 seu microconto será descartado.

      Att.

      Fausto

  33. Ivan disse:

    É para mandar o conto em arquivo WORD em anexo OU na ficha de inscrição, no campo destinado a isso?
    Grato.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      É para mandar a ficha de inscrição em anexo preenchida, e se possível junto, no mesmo e-mail um anexo em word com o microconto

      Att.

      Fausto

  34. Leandro Luiz disse:

    Olá,

    Estou tendo dificuldades no envio do microconto no e-mail microcontos@piracicaba.sp.gov.br
    A mensagem sempre volta. Qual outra forma que eu posso enviar?

    Obrigado,

    Leandro.

    1. Fausto Rodrigues Neto disse:

      Olá, precisamos saber qual o erro que está dando pois estamos recebendo os microcontos normalmente no e-mail.

  1. Abertura das inscrições para o 7º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba 2017 | Biblioteca de Piracicaba disse:

    […] 7º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba – 2017 […]

  2. 2º Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba. | Biblioteca de Piracicaba disse:

    […] Microcontos de Humor […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>