«

»

Palestra sobre a Cultura Nagô (Africa)

Prof. Gideon ao lado de Edna Beato, da Pastoral Afro de Campinas

Com intuito de complementar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, na divulgação da cultura e história africana, a Casa de Cultura Tainã Campinas confirmou a presença do Prof. Gideon, da Nigéria, para socializar, na região, o seu trabalho.

Em visita ao interior do Estado de São Paulo Prof. Gideon B. Idòwú realizará, de 13 a 19 de setembro, palestras sobre a língua, cultura e filosofia do povo nagô, na Nigéria, na Cepir de Campinas,  no Ponto de Cultura Casa Tainã e em Piracicaba.  

No sábado, dia 15 de setembro, pela manhã, o Prof. Gideon visitará o projeto pioneira de Campinas que ensina idiomas para jovens da periferia Ong Casa da Dinda (www.ibp-casadadinda.org.br/Ong/Home.html), passará pelo projeto Maloca Livre (editora montado por jovens da região da Vila União), conhecerá também o ponto de cultura Fazenda Roseira, Urucungos e Casa Cultura Tainã. Nesse intercambio a cidade entrará na história pela diáspora construída com os países africanos através de seus afrodescendentes. Já com a visita do Ministro do Senegal em 2011 o movimento negro local entrou para o mapa dos países africanos. Nossa comunicação direta com entidades e governo tem ampliado as possiblidades de um “leão escrever sua história”.

Na segunda será recebido pela comunidade negra de Piracicaba. Ministrará uma palestra sobre o povo nagô na Biblioteca Pública Municipal como parte das atividades educativas do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra e projeto Difusão Cultural Afro. Evento este que na primeira semana de divulgação teve seu limite de público completado.

Mais informações sobre o palestrante podem ser obtidas nos telefones: (19) 324521102 ou (19) 91732822.

 

Datas: 17/setembro – segunda-feira
Horário: 20h00
Local: Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 333, Centro
Gratuito

 

3 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. carine fernandes disse:

    Olá um ótimo trabalho realizado aqui no interior. Estamos com um projeto aqui em limeira-SP para julho/2014, para reforçar a importância de aplicarmos a lei 10.639. Gostaria de saber se há possibilidade de trazermos o prof. Gideon para dar sua contribuição em nosso trabalho. Desde já agradeço e aguardo contato!

  2. Lucas Veiga disse:

    O conhecimento de novas culturas deve ser obtido desde cedo, só assim poderemos combater o preconceito que é tão forte no nosso país.

    Parabéns pela iniciativa !

  3. Olibia Vieira disse:

    Prof. Gideon,

    Está fazendo um ótimo trabalho em relação a Cultura Afro.
    Levar para as escolas este conhecimento será um aprendizado. Agora é o momento de conscientizarmos os educadores. Interessante que para termos acesso da Cultura Afro nas escolas, houve uma complementar na Lei 10.639/03, mesmo assim continuamos lutando para colocar na pratica. Muitos desconhecem ou ignoram.

    Parabéns ao Prof. Gideon e demais pessoas engajadas nesta caminhada.

    Olibia Vieira

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>