«

»

Mário Neme é homenageado pelo Legado das Letras Piracicabanas

 Exposição sobre obra do escritor será exibida na semana Erotídes de Campos

 Nos dias 9, 10 e 11 de outubro o Teatro Municipal “Erotídes de Campos” vai sediar a exposição do Legado das Letras Piracicabanas , que esse ano homenageia Mário Neme, intelectual que se por muito tempo trabalhou na análise de Piracicaba, sua terra natal. São treze banners contando a história de importantes locais que marcaram a história da cidade, como a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, o Colégio Piracicabano, o Porto João Alfredo e a Santa Casa de Misericórdia, baseado nos escritos do livro “Piracicaba, documentário”, publicado pelo autor em 1936.

O historiador fez profunda análise sobre Piracicaba em suas obras

 Jornalista, escritor e historiador, Mário Abdo Neme nasceu em Piracicaba no ano de 1912 e era descendente de libaneses. Autodidata, passou por várias escolas, entre elas a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e desde adolescente contribuia escrevendo para os jornais locais, como a Gazeta de Piracicaba. Depois que se mudou para São Paulo passou a escrever para importantes periódicos como Correio de São Paulo e Última Hora, trabalhando por mais de trinta anos em O Estado de São Paulo ao lado de outros intelectuais piracicabanos.

 Após ser aprovado em concurso municipal passou a ser um dos responsáveis pela Revista do Arquivo Municipal de São Paulo e diretor do Museu Paulista, até 1977, onde reiniciou a publicação dos Anais do Museu Paulista e iniciou a série Coleção Museu Paulista. Escreveu muitas obras sobre Piracicaba, como “Piracicaba, documentário”, “Piracicaba no século XVII”, “Um município agrícola- aspectos sociais e econômicos da organização agrária de Piracicaba”, “Fundação de Piracicaba” e “História da fundação de Piracicaba”. Após sua morte em 1973  foi publicado o ensaio “Apossamento do solo e evolução da propriedade rural da zona de Piracicaba”, ainda inacabado.

 Legado das Letras Piracicabanas é um projeto que destaca personalidades piracicabanas que contribuíram com a literatura na cidade e nacional, escolhendo um escritor por ano para homenagear através de exposições e saraus literários.  

 A abertura da exposição “Legado das Letras Piracicabanas – Mário Neme” junto com o Sarau Literário com Ana Marly Jacobino acontece no dia 9 de outubro às 19h30, no Teatro Municipal “Erotídes de Campos”, e ficará aberta ao público durante a semana Erotídes de Campos.

Texto e imagens: Clara Grizotto

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>