Objetivo do encontro é reativar o Centro de Folclore de Piracicaba (CFP)
Na próxima segunda-feira, 15, acontece, no Anfiteatro “Prof. Alceu Maynard Araújo” da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, o II Encontro de Fazedores de Tradição de Piracicaba. O evento é aberto apenas para representantes da tradição local, e acontece a partir das 19h, com entrada franca.
O encontro é feito para reunir os atuantes no folclore da cidade, com o objetivo de reativar o Centro do Folclore de Piracicaba (CFP), desativado desde 1988 devido à morte do folclorista João Chiarini, e torná-lo novamente um elo de diálogos permanentes e uma entidade de representação da tradição local.
O CFP foi uma criação dos fazedores da tradição de Piracicaba, com o auxílio de João Chiarini, que na década de quarenta reuniram-se em prol da preservação, manutenção e continuidade do folclore e cultura popular já tradicionais na cidade. Em 1949 o Centro foi declarado de utilidade pública, pelo então governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros. Com a morte de João Chiarini, o centro foi desativado, não judicialmente, mas pelo fato das atividades terem cessado.
No ano passado, um grupo de fazedores de tradição decidiu reativar o centro, e no dia 25 de março de 2013 ocorreu o I Encontro de Fazedores da Tradição de Piracicaba, ficando estabelecido dessa forma um marco de retomada de encontros com representantes do folclore e cultura popular, com a finalidade de se estabelecer critérios e normativas para a salvaguarda dos patrimônios imateriais de tradição local, bem como realizar eventos e encontros culturais para e os fazedores locais.
O CFP conta com o apoio da Câmara dos Vereadores, que no ano passado deu início ao processo de reativação da entidade, e da Secretaria Municipal de Ação Cultural Cultura (Semac), que apóia ações de salvaguarda, registro, manutenção e continuidade do patrimônio imaterial existente e realiza o inventário das tradições de Piracicaba.
Texto: Clara Grizotto
Deixe uma resposta