Está aberta para visitação, até dia 31 de maio, a exposição “Biblioteca 80 anos”, com fotos antigas retratando diversos momentos da história da primeira biblioteca pública municipal do interior do estado de São Paulo. A mostra também reúne desenhos dos alunos da Escola Municipal “Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes”, em homenagem à Biblioteca. As fotos também podem ser visualizadas neste link.
Cronologia: uma história itinerante
Parte da vida piracicabana há 80 anos, a Biblioteca Pública Municipal, criada em 1939, pelo prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, foi a primeira do interior do Estado de São Paulo. Foi instalada em duas salas da antiga Câmara Municipal, onde ficou apenas um ano. A partir daí, foi transferida para diversos endereços, até possuir prédio próprio na Saldanha Marinho.
1939 – Criada no dia 02 de maio de 1939, pelo Ato 142 e inaugurada no dia 30 de maio. Ocupou duas salas no antigo Paço Municipal, na Rua Alferes José Caetano, esquina com a Rua São José. Atualmente, no espaço funciona o estacionamento da Câmara Municipal. O acervo inicial se constituía de 873 livros registrados. Os primeiros trabalhos foram realizados pelo bibliotecário da ESALQ Israel Gil e pelo professor Leandro Guerrini, que foi diretor do espaço por 28 anos.
1940 a 1945 – Instalada à Rua Governador Pedro de Toledo, esquina com a Rua Prudente de Moraes, em prédio que havia abrigado a Universidade Popular de Piracicaba e a Escola Prática de Contabilidade Moraes Barros. Esse prédio foi demolido posteriormente, dando lugar ao Clube Cristovão Colombo. Atualmente, o espaço abriga atividades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras (SELAM).
1945 a 1952 – Transferida em abril de 1945 para o andar superior do Teatro Santo Estevão, que se localizava no Largo do Teatro, Rua São José, aproximadamente onde hoje é o coreto da Praça José Bonifácio.
1952 a 1965 – Ocupou um casarão na Rua Voluntários de Piracicaba, esquina com a Rua Alferes José Caetano. Esse prédio, assim como todos os endereços anteriores da Biblioteca, também foi posteriormente demolido. No local funcionou a Delegacia de Ensino Secundário e Normal e depois o Colégio “João Wesley”. Atualmente, no endereço funciona uma galeria comercial.
1965 a 1974 – Instalada à Rua Prudente de Moraes, nos andares superiores do prédio que dividia com a Imprensa Oficial. Em agosto de 1972, a seção infantil e o acervo de jornais e revistas foram transferidos para um prédio alugado na Rua Alferes José Caetano, ficando na Prudente apenas o acervo geral. Dessa forma, a Biblioteca passou a funcionar em dois endereços simultaneamente.
1974 a 1988 – Os dois acervos foram unificados quando da mudança para um prédio alugado na Rua Moares Barros, próximo à Rua do Rosário. Atualmente o local abriga uma repartição do Tribunal de Justiça de São Paulo.
1989 a 1994 – Transferida para o prédio do antigo Fórum Francisco Morato, na Rua do Rosário, em que dividia o espaço com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e a Academia Piracicabana de Letras. Pela Lei Municipal nº 3303, de 02 de julho de 1991, a Biblioteca foi denominada Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, em homenagem ao seu fundador.
1994 a 2010 – Mudança para antigo prédio da Prefeitura Municipal, na Rua do Rosário, esquina com a Rua São José. Nesse espaço foi inaugurada a Biblioteca Infantil, denominada oficialmente “Thales Castanho de Andrade”, pela Lei nº 4464, de 27 de maio de 1998. Atualmente, o local funciona como prédio anexo da Câmara Municipal.
2010 – Em 29 de outubro, após setenta e um anos de uma história itinerante e ocupando endereços provisórios, a Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” inaugurou prédio próprio, projetado especificamente para esse fim. Atualmente, a Biblioteca possui um acervo de mais de noventa e seis mil volumes e dezoito mil usuários cadastrados.
*As informações e imagens desta exposição foram coletadas em notícias e reportagens de jornais piracicabanos, que estão disponíveis para consulta na hemeroteca da Biblioteca Municipal.

Desenhos feitos por alunos da Escola Municipal “Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes”, em homenagem à Biblioteca.

Antigo Paço Municipal, na Rua Alferes José Caetano, primeiro endereço da Biblioteca, em 1939. (Arquivo IHGP)

Prédio na Rua Prudente de Moraes. A Biblioteca dividia o espaço com a Imprensa Oficial, entre 1965 e 1974. (Aquirvo IHGP)

Acervo no prédio da Rua Moraes Barros, onde a Biblioteca ficou entre 1974 e 1988. (O Diário, 19-06-1984)
Serviço:
Exposição “Biblioteca 80 anos”
Visitação: de 02 a 31 de maio, de segunda a sexta, das 08h às 18h.
No hall de exposição da Biblioteca Municipal de Piracicaba.
Rua Saldanha Marinho, 333, Centro.
Informações: 3433-3674 – bibliotecamunicipal@piracicaba.sp.gov.br
Deixe uma resposta