«

»

Exposição “Gestos e Cores” apresenta técnicas variadas de pintura

Obras feitas em óleo sobre tela ficam expostas até 31 de maio

Uma exposição que mescla obras de duas técnicas de pintura diferentes. Uma se apresenta através das cores vivas e pinceladas “cheias”, com mais tinta e soltas. Outra se manifesta pelas pinceladas suaves e cores leves. Essas são as características da exposição “Gestos e Cores”, composta por dezenove quadros feitos em óleo sobre tela, do artista plástico Mateus Cruz. A exposição pode ser vista até o dia 31 de maio, no Hall “Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo” da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”.

As técnicas aplicadas nos quadros são totalmente distintas, e daí surgiu o nome da exposição: Gestos, que representa as pinceladas carregadas e leves, e Cores, que representa as formas de aplicar a cor de cada estilo artístico.

Quadro "Horto de Tupi" é feito em cores vivas e pinceladas fortes

Mateus conta que pinta desde os 13 anos, mas começou a estudar pintura há cerca de três anos, e a partir daí pode perceber um grande desenvolvimento, ao ponto de jogar fora quadros que fez anteriormente por não se reconhecer mais neles. Em suas obras, sempre preferiu retratar a natureza, tanto pela gama de opções em questão de luminosidade, perspectiva e temperatura que ela oferece quanto pela paz que essa proporciona. “Você consegue fazer com que aquilo tenha vida, que a pessoa olhe e se sinta bem”, explica, ao descrever as sensações que um retrato ao ar livre proporciona. Retratar pessoas e animais já foge um pouco de seus interesses, pois é necessário um conhecimento muito grande em anatomia e execução de movimentos. “Por enquanto, só consigo dar movimento em água”, brinca o artista.

O estilo adotado por Mateus é o acadêmico impressionista, que se caracteriza por mostrar imagens que parecem reais, trabalhando com luz e movimento para torna-las quase perfeitas. Uma das vertentes desse estilo e que está sendo trabalhado pelo artista é a pintura plein air. Nela, o trabalho é feito em contato com a paisagem, ao ar livre, para que o artista possa trabalhar a luminosidade natural. Ao definir o objeto que será o centro da obra (uma cachoeira, por exemplo), é feita a marcação, que consiste em focar o objeto e marcar os pontos de sombra e luz. Tudo isso deve ser feito rápido, para não perder o jogo de sombras, reflexos e cores oferecidos naquele instante. O trabalho mais detalhado pode ser feito no ateliê.

 

As pinceladas suaves se manifestam no quadro "Quilombo"

Mateus está também com um quadro exposto na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, na exposição em homenagem ao artista Almeida Júnior. Na Biblioteca Municipal, a exposição “Gestos e Cores” fica aberta ao público até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. Durante a Virada Cultural Paulista – 2013 a exposição poderá ser apreciada às 18h00 do dia 25 de maio (sábado).  A entrada é gratuita.

Interessados em conhecer seu trabalho podem também entrar em contato pelos telefones 3435 9822 ou 9716 4656.

Texto e imagens: Clara Grizotto

1 comentário

Nenhuma menção ainda

  1. claudia disse:

    Boa Noite, gostaria de saber como adquirir alguma tela do autor. São belíssimas e gostaria muito de saber se estão a venda.

    Obrigada pela atenção

    Claudia

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>