Obras de Ernandes Barbosa adotam o estilo acadêmico impressionista
A partir de hoje o público pode apreciar, no Hall “Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo” a exposição Entre campos, do artista plástico Ernandes Barbosa, que mostra telas em pequenos formatos e em estilo acadêmico impressionista. A exposição fica aberta até dia 28/02 e a entrada é gratuita.
Entre campos é uma exposição feita em óleo sobre tela e que não faz uso dos tamanhos padrões, com telas medindo em média 30cm x 40cm e 40cm x 50cm. O artista plástico Ernandes Barbosa estuda pintura desde os 17 anos, pinta profissionalmente há sete anos e está sempre em busca de expandir seus conhecimentos, seja através de workshops ou através de viagens pelo mundo afora. “A busca por aperfeiçoamento é constante”, diz ele, cujo maior parte dos trabalhos apresentados são inspirados em paisagens.
Nessa exposição Ernandes trabalhou o estilo acadêmico impressionista. Ele explica que o estilo acadêmico é aquele que segue as tendências de escolas de artes, como perspectiva e equilíbrio de cores, mas que pode ser aplicado à outras vertentes artísticas, como realismo e impressionismo. Em suas obras é possível notar as tendências acadêmicas, mas o que vemos depende da distância que nos encontramos da tela. “A pintura é para ver de longe, não de perto”, afirma o artista, pois de longe é visto o lado pictórico, ritmo, cores e sugestão de informações, enquanto de perto podemos ver tela, pinceladas rápidas e massa.
De acordo com Ernandes, as paisagens são importantes fontes de estudo e inspiração, pois trazem diferentes iluminações ao longo do dia devido à luminosidade natural. É preciso pintar rápido, para não perder as nuances proporcionadas pela luz, ou até mesmo fazer apenas um esboço enquanto observa o cenário e complementar mais tarde. Esse estilo mais rápido e solto é conhecido como skatch, e em contraponto à ele existe a técnica da luz universal, que acontece quando o tempo está nublado e permanecerá com a mesma iluminação ao longo das horas; com isso o artista pode trabalhar a obra de forma mais lenta e elaborada. Para trabalhar a obra posteriormente o artista pode até tirar fotografias da paisagem, porém Ernandes não indica esse recurso, pois a câmera não tem a mesma referência e amplitude da pintura ao ar livre. Ele mesmo só faz uso da fotografia quando precisa registrar algo em movimento, como animais e crianças.
Quem estiver interessado em aprender técnicas de pintura pode pré-agendar workshops com o artista, pelo telefone 9260 9626 ou pelo e-mail ernandes16@gmail.com. O Hall da Biblioteca Pública Municipal fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00, na Rua do Vergeiro, 145 – Centro.
Texto e imagens: Clara Grizotto
1 comentário
Nenhuma menção ainda
Maria Aparecida b, Zanoni disse:
8 de março de 2016 em 18:16 (UTC -2)
Sou sua admiradora. Amo suas paisagens. Parabéns você tem o sucesso merecido.
Sempre acreditei em você. tudo que acontece em nossas vidas é sempre para nos apontar caminhos melhores. É só acreditar.