Evento do dia 20 de novembro começa às 14h
O evento acontecerá em dois ambientes, no Anfiteatro “Alceu Maynard Araújo” da Biblioteca Municipal e na Praça Cacilda Cavaggione, que fica atrás do prédio do espaço. Dentre os destaques da programação está o lançamento do livro “Dandara”, de Vanderlei Bastos, que fala sobre uma menina que passa férias no sítio da avó, Dona Maria da Penha, e tem contato com histórias sobre a África e cultura Afro Brasileira contadas por ela. Haverá também atividades corporais como Capoeira, Maracatu e Ritmos afro-brasileiros, e painel para professores com o tema “Projeto Ação Afro nas Escolas de Educação Básica”.
Às 15h tem início a apresentação das crianças que participaram do Projeto “Ação Afro nas Escolas”, que passou pelas EMEI “Profª Erica Fernanda Gobbo Carlos”, EMEI “Profª Maria de Lourdes Fuzetti Lorenzi” e EMEI “Profº Milton Rontani. A proposta é levar ao conhecimento da comunidade piracicabana o trabalho desenvolvido em parceria com essas unidades escolares e proporcionar às crianças a experiência e contato com outras culturas.
Haverá também atividades paralelas, como a exposição dos trabalhos das EMEIS citadas, a exposição “África Negra” da artista plástica Lilian Françoso, que fica aberta até o dia 21 de novembro no Hall “Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo”, da Biblioteca Municipal, e Contação de Histórias com Camila Gordilho, Graziela Angelocci e Anderson Brongna.
Projeto “Ação Afro nas Escolas”
O projeto “Ação Afro nas Escolas” teve início em 2011 numa parceria entre o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN), o Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira e a Secretaria Municipal de Educação. É amparado na Lei Federal 11.645/08 e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, e nasceu da leitura da obra “Do silêncio do lar ao silêncio escolar”, de Eliane Cavalleiro, que aborda a manifestação de preconceito na primeira infância em escolas de educação básica de São Paulo.
Com a intenção de proporcionar o ingresso do universo infantil em outras culturas e possibilitar a convivência e respeito em meio à pluralidade de hábitos culturais, o Projeto deu oportunidade à crianças e educadores de dialogarem com representantes da cultura afro em Piracicaba, ofereceu suporte para pesquisas, desenvolvimento de propostas pedagógicas e mini-oficinas e auxiliou na capacitação de educadores com palestras ao longo do ano.
- Alunos da EMEI “Prof. Maria de Lourdes Fuzetti Lorenzi” na Praça da Saudade no Dia da África com o percussionista Toni Azevedo (foto: Rita Aparecida Furlan)
Serviço: Programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Dia 20 de novembro a partir das 14h00 na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, que fica na Rua do Vergueiro, 145, Centro. Para conferir a programação completa do Dia da Consciência Negra acesse o blog da Biblioteca Municipal http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/, pelos telefones 3433 3674/ 3434 9032 ou mandar um e-mail para cdcpn@hotmail.com ou nupec.semac@gmail.com
Texto: Clara Grizotto
Deixe uma resposta