Desenhos são inspirados em personagens de TV, Cinema e quadrinhos
No mês de abril a Grafitt – Cursos de Desenho Especializados traz, ao Hall “Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo” da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, uma exposição de desenhos feitos pelos alunos da escola. Jovens de 4 a 18 anos mostraram, nas cartolinas, desenhos feitos especialmente para a exposição na Biblioteca Pública Municipal, que vai até o dia 30 de abril. A entrada é gratuita.
A exposição é feita em cartolinas, maior que o padrão A4 e com mais liberdade para desenhar, técnicas variadas, trabalhando com lápis de cor, grafite, caneta porosa e caneta hidrocor colorida, e os trabalhos foram feitos de forma voluntária, por aqueles que se interessaram em expô-los. O resultado foram cerca de 40 desenhos, e dessa forma, serão realizadas durante o mês algumas de trocas de obras, para que todos tenham oportunidade de expor seu trabalho.

Desenho de Enrico Romanelli Novaes, inspirado em Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., que morreu recentemente
Apesar do tema proposto ser livre, os desenhos tem inspiração em personagens da TV, Cinema e quadrinhos, como Residente Evil, Sítio do Pica Pau Amarelo, Samurai X, Transformers, Dragon Ball e Princesas da Disney. Sérgio Moreira Filho, ilustrador, professor e proprietário da escola há dez anos, explica que os cursos foram desenvolvidos para trabalhar especialmente com personagens, devido à grande busca no mercado pelos desenhos veiculados pela mídia.
Por se tratar de uma exposição com desenhos de todas as idades, é interessante notar os contrastes, e a disposição das obras parece ter sido feita exatamente para evidenciar isso. Os traços bem definidos e inspirados no mangá Dragon Ball Z, feitos pelo adolescente Matheus Bittencourt, são completamente diferentes da obra do pequeno Vicenzo R. Minicuci, que fez um trabalho com colagens. Essa diferença mostra o espaço oferecido pelos professores para que todos mostrem sua arte. Sérgio afirma, inclusive, que os alunos estão muito acostumados a fazer exposições e participar de concursos, pois a escola procura promover sempre esse tipo de evento.

A adolescente Beatriz Helena de Moraes se inspirou nos Transformers para fazer seu desenho; já Ana Julia Alves Correa preferiu dar espaço para as Princesas da Disney
Interessados em fazer os cursos da escola Grafitt podem entrar em contato pelo telefone (19) 3423 1289, e visitar o site www.grafitt.com.br. A exposição vai até dia 30 de abril, e o Hall da Biblioteca Pública Municipal fica aberto para visitação de segunda à sexta-feira das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00, na Rua do Vergueiro, 145 – Centro.
Texto e imagens: Clara Grizotto
1 comentário
Nenhuma menção ainda
Rachel Bertoncini disse:
3 de abril de 2013 em 12:06 (UTC -3)
Vou ver a exposição hoje. Já estive na última e gostei muito. O trabalho da escola é muito interessante, lúdico e educativo. Meu filho Leonardo é aluno e está adorando.