«

»

Curso de Letras e CDCPN realizam seminário sobre africanidades

O seminário será ministrado pelo funcionário da Biblioteca Municipal Antonio Filogênio Junior e pela colaboradora do programa Educativa nas Letras Josiane Maria de Souza. 

  A complexidade da História da África e a beleza de sua cultura são referências fundamentais para aqueles que querem conhecer mais a fundo a origem e a formação do povo brasileiro. Tema obrigatório no currículo escolar do ensino fundamental ao superior, a cultura africana vem também conquistando cada vez mais espaço no cenário universitário, entre estudantes de graduação dos mais diversos cursos e pesquisadores pertencentes a diferentes programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas. Atentos a esse movimento, o curso de Letras-português da Unimep e o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba promovem na próxima quarta-feira, 31, o I Seminário sobre Africanidades do curso de Letras. O Evento acontece no Auditório Verde da Unimep, a partir das 19h30, com entrada franca.

  Pensado a fim de proporcionar uma maior reflexão sobre a importância da tradição histórica e cultural africanas, o seminário contará com a participação dos professores Antônio Filogênio Júnior (da Faculdade Claretianas de Rio Claro) e Josiane Maria de Souza (Unimep). Antônio Filogênio Júnior é filósofo, teólogo, especialista em Filosofia e em Ensino da Filosofia. A professora Josiane Maria de Souza é doutora em Teoria e História Literária e coordena o curso de Letras-português da Universidade Metodista de Piracicaba. Na pauta programada para esse seminário estão questões referentes à História oral da África, à literatura africana contemporânea de países lusófonos e a aspectos gerais da cultura e da religiosidade africanas. Os professores lerão também trechos de livros selecionados por eles especialmente para a ocasião.

Os professores Josiane Maria e Antonio Filogênio Jr.

   A literatura africana lusófona, como a angolana e a moçambicana, há tempo tem o seu lugar garantido entre os leitores portugueses, mas no Brasil esses autores começaram a conquistar maior espaço há pouco tempo – comenta a professora Josiane Maria de Souza. “A presença de autores como o angolano José Eduardo Agualusa e do moçambicano Mia Couto no cenário brasileiro favoreceu o contato do leitor brasileiro com a literatura pós-colonial africana,” destaca a professora. E a força dessa temática parece ser tanta que o curso de Letras-português da Unimep introduziu, já para 2013, a disciplina de Literatura Africana no programa de disciplinas do curso. “É importante que o professor de língua portuguesa conheça essa literatura a fim de que possa introduzir o tema em sala de aula, orientando a leitura de seus alunos,” afirma Josiane.

  O Seminário é aberto a todos os interessados e espera receber, em especial, professores de literatura, história e filosofia. Além disso, os organizadores contam ainda com a presença de alunos do ensino médio das escolas da cidade – uma vez que o tema diz respeito também a um conteúdo que pode ser cobrado em alguns dos principais vestibulares do país.

 Serviço: I Seminário sobre Africanidades do Curso de Letras-português da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).  Quarta-feira, 31, às 19h30 no Auditorio Verde da Unimep Campus Taquaral, que fica na Rodovia do Açucar, km 156 (SP-308), com entrada gratuita. Para mais informações falar com Alexandre Bragion (9733 – 4933 / 3374 – 2077) ou Josiane Maria de Souza  (3124 – 1687).

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>