«

»

“Cores do Brasil” traz obras inéditas de Elvis da Silva

Exposição também conta com obras apresentadas em novembro na Unicamp

Mais uma chance para quem não pode conferir a exposição Cultura Negra, do artista plástico Elvis da Silva, em novembro na Casa do Lago na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Parte das obras da exposição e outros quadros inéditos estão na mostra pictórica Cores do Brasil, na Estação Guanabara – Unicamp até o dia 30 de janeiro. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por quadros em acrílico sobre tela, no formato de “bandeira” (lona de caminhão ou algodão grosso) e painéis sem moldura, e faz alusão à momentos e personalidades marcantes do movimento negro. Há painéis com imagens de Nelson Mandela, Machado de Assis, Barack Obama e fazendo alusão à acontecimentos ligados à história do Brasil e da África, como a passagem do tempo desde a libertação dos escravos.

De acordo com Elvis a mostra é uma das maiores sobre o tema na América Latina, e as composições foram pensadas dentro da visão histórica crítica e analítica, buscando abordar o patrimônio cultural e a confecção da história do Brasil. A idéia surgiu a partir da exposição Cultura Negra em novembro na Casa do Lago na Unicamp, quando o artista teve contato com os responsáveis pelo CIS – Guanabara e percebeu uma oportunidade de expor uma parte maior de seu acervo de obras, já que o espaço oferecido era mais amplo.

Interesse pela Cultura Negra

Elvis afirma que seu interesse pela cultura africana surgiu primeiramente na infância, e remonta à situação simples em que vivia e as diferentes fazendas em que morou. Depois, com a satisfação de pintar, surgiu o prazer em pintar a História do Brasil, que não existe sem os elementos que os negros acrescentaram ao modo de viver do brasileiro, e que recebeu forte interação de povos e culturas, graças ao tipo de colonização que o país sofreu.

Em 2008 o artista recebeu da Câmara Municipal de Campinas do diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”, e em 2009 recebeu a medalha “Carlos Gomes” pelo seu interesse e dedicação à Cultura Negra e por pintar um acervo de obras sobre a história de Campinas, pertencentes agora à Unicamp.

A exposição fica aberta ao público de segunda à sexta das 9h00 às 17h00 na Estação Guanabara (CIS Guanabara – Unicamp). Mais informações pelo telefone (19)3233-7801 ou pelo site www.cisguanabara.unicamp.br.

 

Texto: Clara Grizotto / Imagens: acervo do artista

1 comentário

Nenhuma menção ainda

  1. Elvis da Silva disse:

    Amiga Clara te agradeço de coração as divulgações, recebi visitantes de Piracicaba na Exposição aqui do CIS Guanabara Unicamp, agradeço muito mesmo a você e a está cidade maravilhosa Piracicaba, um forte abraço, que Deus abençoe todos os piracicabanos sempre no rumo da vitória e do sucesso.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>