«

»

Celebração da Consciência Negra na Biblioteca Municipal

Lançamento de livro e apresentação de alunos foram destaque na programação
 
Na última terça-feira, dia 20 de novembro, foi comemorado o Dia da Consciência Negra em mais de setecentas cidades brasileiras. A data, que rememora o dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, é dedicada à reflexão sobre a resistência no negro à escravidão, sua inserção na sociedade brasileira e a questão da igualdade racial.  Em Piracicaba a Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, com o apoio do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra e Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira, realizou um evento em comemoração à essa data, que contou com danças de origem africana, lançamento de livros e apresentação do Projeto “Ação Afro nas Escolas”, que leva a cultura afro à escolas de educação básica.
 
Os alunos das EMEI “Profª Erica Fernanda Gobbo Carlos”, EMEI “Profª Maria de Lourdes Fuzetti Lorenzi” e EMEI “Profº Milton Rontani apresentaram no palco do anfiteatro “Alceu Maynard Araújo” o Maculelê, uma forma de dança que simula uma luta tribal usando dois bastões e que aprenderam com o Projeto “Ação Afro nas Escolas”. No lugar dos bastões foram utilizadas garrafas PET customizadas pelas próprias crianças, que também serviram para decorar o palco antes das apresentações. Maria Clara Brito Vaz, 6 anos, aluna da EMEI “Profª. Maria de Lourdes Fuzetti Lorenzi” disse que não ficou com vergonha de se apresentar, e gostou muito das aulas do Projeto, pois aprendeu a dançar, teve aula de capoeira e conheceu muitas brincadeiras. 
 
Alunos da EMEI “Profª. Erica Fernanda Gobbo Carlos” apresentam o Maculelê no palco do anfiteatro
Por volta das 15h30 teve início o lançamento do livro “Dandara”, de Vanderlei Benedito Bastos. As ilustrações foram feitas pela contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza, e o projeto editorial e gráfico foi realizado pelo também contador de histórias Anderson Brongna, que juntamente do autor, se reuniram no palco para falar sobre a obra. Foram entregues exemplares para as diretoras das EMEI’s participantes do Projeto “Ação Afro nas Escolas” e para a diretora do Núcleo de Projetos Educativos Culturais (Nupec) Lucila Calheiros Silvestre. Após o lançamento, o autor autografou os livros dos interessados.

Anderson Brongna, Vanderlei Bastos e Carmelina Piza apresentam o livro "Dandara"

 Durante todo o evento grupos musicais e de ritmos corporais se apresentaram na Praça Cacilda Cavaggione, que fica localizada atrás do prédio da Biblioteca Municipal. O grupo de Rap Pegada de Gigante: Garneth e Peqno H abriu as apresentações na Praça, seguido pelo Samba de Lenço “Antonio Carlos Ferraz” e o grupo Abadá Capoeira. O Porto Maracatu se apresentou seguido por sensibilização corporal com ritmos afro-brasileiros e Batuque de Umbigada. Para encerrar o evento houve a apresentação do grupo de Jongo “Filhos da
Semente”, de Indaiatuba, que estiveram pela primeira vez em Piracicaba e explicaram ao público o que é o Jongo, como é formado e suas raízes.
 
O grupo de Rap Pegada de Gigante: Garneth e Peqno H

 

O grupo de Jongo “Filhos da Semente” se apresenta na Praça
 A aposentada Margarida Amaral de Souza Pedro participou pela primeira vez do evento, e destacou o clima familiar e à vontade, além da socialização de todos. Para ela, eventos desse tipo são importantes para que os negros se sintam valorizados, e é importante que haja mais momentos de celebração da cultura negra durante o ano e com público ainda maior, para que o preconceito  finalmente acabe. Ela se declarou muito feliz em ver as crianças participarem de projetos como o que foi apresentado, pois é através delas que as melhorias devem começar, e futuramente as próximas gerações possam ter uma convivência mais harmoniosa e com respeito.
 
Dandara
 
O livro Dandara, de Vanderlei Benedito Bastos, é voltado para o público infanto-juvenil e teve patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), sendo assim distribuído gratuitamente. Quem tiver interesse em adquirir o livro deve solicitar um exemplar na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, que fica na  Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3433-3674. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h00 às 18h00, e aos sábados das 8h00 às 12h00.
 
Texto e imagens: Clara Grizotto

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>