«

»

Biblioteca Municipal recebe importantes doações

Entre as obras fac-similadas está a 1ª Gramática da Língua Portuguesa
 
  A Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” recebeu importantes doações na última semana. Foram doadas, pela professora aposentada Eliana Rosso Costa, 34 obras fac-similadas, sendo 16 volumes da obra completa “Sermões do Padre Vieira” de 1689, 14 da obra completa do Padre Manuel Bernardes de 1739 e os três volumes de “As Crônicas de Palmeirim de Inglaterra” de Francisco de Morais, escrita entre 1541 e 154. Além dessas obras, foi doada também a “Gramática da Língua Portuguesa”, do Padre Anchieta, edição de 1595, sendo esta a primeira gramática da nossa língua. Todas elas fac-similadas (uma reprodução exata da obra) em 1946.
 
Eliana Rosso Costa realizou a doação para passar adiante o conhecimento e aprendizado

   Eliana Rosso Costa, 81 anos, professora aposentada, nasceu em São Paulo, cidade onde se formou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Clássicas. Estudou ainda latim, e lecionou por 30 anos na rede pública. Ela afirma que sempre teve um grande apreço pela leitura e pela cultura de um modo geral. Antiga frequentadora dos movimentos culturais de São Paulo, foi lá que adquiriu as obras que doou à Biblioteca, mas o crescimento da cidade fez com que buscasse a calma do interior. Depois de passar por Campos do Jordão, Taubaté e São José do Rio Preto, foi mesmo por Piracicaba que ela se encantou, pois se identificou com a beleza natural e a quantidade de programas culturais que há por aqui.
  Filha de europeus, dona Eliana desde criança foi incentivada pelo pai a ler e até hoje guarda com carinho livros dessa época, em que seu pai lia histórias para ela. Além desses livros ela guarda outras importantes edições e conta que resolveu fazer essa doação como uma forma de passar adiante uma grande fonte de aprendizado e conhecimento. A Biblioteca Municipal foi o lugar escolhido pois, segundo ela, é um lugar que chamou sua atenção e que ela gosta muito.
  Assim que essas obras forem classificadas e patrimoniadas pela Biblioteca Municipal estarão disponíveis no acervo para consulta.

Texto: Evandro Pelligrinotti/Imagem: Clara Grizotto

3 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. ELIANA AP ZEM ZEM disse:

    tenho uma quantidade de livros em bom estado gostaria de doar mas gostaria de saber se voceis tem como buscar

    1. Elcio Queiroz Couto disse:

      Bom, Eliana

      Agradecemos o contato.
      Aceitamos doações, mas não temos como buscar.

      Att

  2. Marlene Costa disse:

    Aí aí aí, vendo essa reportagem voltei há anos . Muita tristeza

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>