«

»

Biblioteca Municipal comemora aniversário e Dia Nacional do Livro com programação especial

Programação do dia 29 terá espetáculo teatral, contação de histórias e exposição de artes.

Na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” tem duplo motivo para comemorar: o Dia Nacional do Livro e o aniversário do novo prédio da Biblioteca Municipal, que completa dois anos no novo endereço. Para celebrar a data a Biblioteca montou uma programação especial, com espetáculo teatral, contação de histórias e exposição de artes. A entrada é gratuita.

A programação começa às 9h30 com o espetáculo infantil “Tim e Tam: Os amigos do Tarzan” com os atores Marcelo Gothardi e Camila Gordilho no anfiteatro “Alceu Maynard Araújo”. A peça tem proposta lúdica e fala sobre dois palhaços que se vestem de criança e brincam com os objetos em cena, remetendo à cenas da família, escola e sonhos.

A peça “Tim e Tam: Os amigos do Tarzam” será apresentada na segunda-feira (29)

Às 14h30 Carmelina Toledo Piza apresenta a Hora do Conto, que faz parte da grade diária da Biblioteca Municipal, também no anfiteatro.

No Hall “Prof. Dr. Dalton Belmudes de Toledo” acontece até o dia 30 de outubro a exposição “Arte para Todos” dos alunos da Escola de Artes da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” sob orientação da artista plástica Angélica Stolf. O horário de visitação é de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Os consulentes que vierem na Biblioteca Municipal no dia 29 de outubro também ganharão um livro de presente, que será disponibilizado pelos funcionários da Biblioteca.

DIA NACIONAL DO LIVRO

Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.

No dia 29 de outubro de 1810 a Real Biblioteca Portuguesa, iniciada por D. João I no século XIV, foi transferida e oficialmente instalada no Rio de Janeiro. Com um acervo de 60 mil peças entre livros, mapas, medalhas, manuscritos e moedas que foram trazidos pela família real portuguesa e deu-se início à Real Biblioteca no Brasil.

O movimento editorial brasileiro teve início em 1808 com a vinda da família real portuguesa e a fundação da Imprensa Régia. Com isso o Brasil passou a editar seus livros, e o primeiro livro publicado no país foi o terceiro volume de Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga, em 1912.

Depois da Independência do Brasil, em 1922, parte do acervo da Real Biblioteca Portuguesa retornou ao país de origem e outra parte foi comprada pelo Brasil, originando a Fundação Biblioteca Nacional, que tem esse nome desde 1990.

NOVA CASA DA BIBLIOTECA

Desde a criação da Biblioteca Pública Municipal em 2 de maio de 1939 pelo prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto a biblioteca passou por diversos endereços, como a rua Governador Pedro de Toledo de 1940 a 1945 (onde atualmente se localiza o Clube Cristóvão Colombo) e rua Prudente de Moraes de 1965 a 1968 (hoje Imprensa Oficial), sendo inclusive fechada em setembro de 1988 e reaberta em fevereiro de 1989.

A partir de um projeto da Prefeitura do Município de Piracicaba através da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) teve início em 2009 a construção do prédio próprio da Biblioteca Municipal, localizada no quadrilátero formado pelas ruas do Vergueiro, do Rosário, Saldanha Marinho e Campos Salles, para atender às necessidades de um espaço cultural ativo, que foi inaugurado no dia 29 de outubro de 2010.

Novo prédio da Biblioteca Municipal foi inaugurado em 2010

O atual prédio da biblioteca tem área total de 2.770 m², estrutura para receber até 100 mil livros, salas de estudo, Biblioteca Infantil e Gibiteca, acessibilidade através de rampas, elevador e mais de 300 livros em braile, hemeroteca, sala de microfilme, anfiteatro para 100 pessoas, salas administrativas e o programa Acessa São Paulo.

A Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” promove todos os dias a Hora do Conto, às 9h e 14h, com os contadores de histórias Anderson Brogna, Carmelina de Toledo Piza, Graziela Angelocci e Camila Gordilho. Desde 1991 realiza o Prêmio Escriba, alternando a cada ano entre o Prêmio Escriba de Contos, Prêmio Escriba de Poesia e Prêmio Escriba de Crônica, e participa da realização do Concurso Literário de Microcontos de Humor de Piracicaba desde 2011.

Todo mês são realizadas doações de livros aos postos de saúde que participam da Campanha “Amigos da Leitura”, e às segundas e sextas-feiras realiza a Campanha “Leitura na Praça”, em que livros são colocados nos bancos da praça Cacilda Cavaggioni (atrás da Biblioteca) durante o horário do almoço. Aos domingos são feitas doações de livros, disponibilização de revistas semanais e jornais diários para leitura dos consulentes e servido café na área de lazer da Rua do Porto, das 9h às 12h.

Equipe de funcionários da Biblioteca Municipal

Texto: Clara Grizotto e Evandro Pelligrinotti / Imagens: Clara Grizotto

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>