«

»

Exposição “África Negra” trabalha o social e a sustentabilidade

Obras trazem ao público conhecimento sobre etnias africanas
 
 
O Hall “Profº. Dr. Dalton Belmudes de Toledo” da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” abriga até o dia 21 de novembro a exposição “África Negra”, da artista plástica Lilian Françoso, que tem como foco mostrar o lado belo e poético da África e quebrar preconceitos em relação à esse continente.  

 

A artista plástica Lilian Françoso faz um trabalho social e sustentável em suas obras

A ideia da exposição surgiu há mais ou menos três anos, através da coleta de informações e material sobre etnias e povos do continente africano, e um mergulho no trabalho do fotografo alemão Hans Sylvester, que registrou como vivem os membros da etnia Murse, no Vale del  Omo, entre a Etiópia e o Quenia. A artista afirma que seu trabalho é preocupado com o social e a conscientização do público, pois o governo local pretende construir hidrelétricas e barragens no local onde essa etnia vive, e o público não tem conhecimento da existência deles. 

O trabalho de Lilian envolve sustentabilidade, educação, conhecimento e arte.  A exposição é composta por quadros e esculturas feitas em filtro de café, papel, sementes e até grama, uma mesa colorida utilizando a técnica do patchwork, instalação virtual composta de imagens africanas do fotografo Hans Sylvester e painel com simbologias africanas feito de lona de caminhão. 

                                                    

No dia 1 de dezembro a artista plástica realizará uma vivência no Sesc  intitulada “Virada Inclusiva”, das 14h às 16h, onde haverá um jardim sensorial para trabalhar os sentidos e o que o mesmo pode oferecer.   Quem se interessar pelo trabalho da artista pode entrar em contato pelo telefone 9744 8262.

A exposição “África Negra” pode ser vista de segunda à sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h até o dia 21 de novembro. A entrada é gratuita.

 

Texto e imagens: Clara Grizotto

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>