«

»

“Amigos da Leitura” doa novos títulos a postos de saúde

Na última quarta-feira (17) nove postos foram contemplados com doações

  A campanha “Amigos da Leitura” teve mais um dia de entrega de livros na última quarta-feira (17). Os postos que receberam novos exemplares foram a Central de Fisioterapia Dr. João José Ferreira Correa, o CEDIC (Centro de Doenças Infecto Contagiosas), o CDI (Centro de Diagnóstico Por Imagem), o CESM (Centro de Atenção à Saúde da Mulher), a Clínica de Olhos, o Posto de Saúde Central e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

A bibliotecaria Dina Tanaka coordena as doações da Biblioteca Municipal

   O “Amigos da Leitura” é um programa idealizado pelo Grupo PoliBrasil com apoio da Rede Drogal, Prefeitura do Município de Piracicaba e Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” e tem como objetivo facilitar o acesso da população à leitura. A campanha tem ajudado as pessoas a utilizarem o tempo de espera nesses postos para adquirirem conhecimento e cultura, como bem define Antonio Francisco Martins, que trabalha na área de manutenção do hotel Beira-Rio e tem aproveitado o tempo enquanto aguarda a mãe ser consultada para ler os livros da campanha: “Esses livrinhos são bons porque enquanto espero, eles abrem minha mente”, diz ele, que estava lendo “Vento, Areias e Amoras Bravas” de Agustina Bessa Luis.

Antonio Martins lia enquanto esperava a consulta da mãe

  Os funcionários dos postos também têm gostado bastante do resultado, como Alexandre Biscano Rodrigues, que trabalha na recepção do CEDIC. Ele afirma que as pessoas em um primeiro momento ficam em dúvida se podem ou não pegar os livros, mas ficam muito felizes quando são informadas que além de poder ler o livro no local, ainda podem levá-los para casa. Ele destaca ainda que os livros tem ajudado na rotina dos pacientes que necessitam fazer um longo tratamento e precisam constantemente frequentar o local. Já Ivone Leziér Cantoni, auxiliar de enfermagem no CESM, acredita que os livros são importantes inclusive na formação pessoal do cidadão. Os próprios funcionários destacaram que têm aproveitado para colocar a leitura em dia e citaram como outro ponto importante o incentivo à leitura para as crianças que circulam por esses postos.

Funcionarios da biblioteca arrumam livros na estante doada pela PoliBrasil

    Luiz André Filho, diretor do Grupo PoliBrasil que contribui também com a disponibilização de prateleiras onde estão colocados os livros, afirma que este é um projeto que partiu do colégio para que possa participar junto à população para agregar mais valores. Ele destaca também o grande retorno que tem obtido de outras empresas e da própria população.

   Frequentemente funcionários da Biblioteca Municipal farão a reposição de livros, acrescentando novos títulos às prateleiras desses postos. Vale lembrar, porém, que os livros podem ser levados para casa, mas é importante também que sejam devolvidos após a leitura, para que outras pessoas possam usufruir desse conhecimento.

Texto: Evandro Pelligrinotti / Imagens: Clara Grizotto

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>