História

Written By: Elcio

PRÊMIO ESCRIBA é um concurso literário realizado anualmente pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo e da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. Criado em 1990 pelo então Prefeito Municipal Dr. José Machado, por iniciativa do poeta Esio Pezatto e do secretário de Cultura da época, Jefferson Goulart, foi regulamentado pela Lei Municipal 4375 de 18/12/1997, e posteriormente consolidado pela Lei 5194 de 25/09/2002. Entre 1990 e 1996, com promoção bienal, o Prêmio Escriba foi oferecido apenas na categoria Poesia. Em 1997, foi instituído o concurso para o gênero Conto, criando-se o revezamento na realização das duas modalidades. Em 2011, com a Lei Municipal 6791 de 17/07/2010, que altera as duas leis anteriores, o gênero Crônica integrou-se ao certame. Dessa forma, Poesia, Conto e Crônica passaram a se alternar a cada ano. Até o presente ano de 2018, foram organizadas quatorze edições do Prêmio Escriba de Poesias, nove edições do Prêmio Escriba de Contos e três edições do Prêmio Escriba de Crônicas.

Ao longo de toda sua trajetória, o Prêmio recebeu contribuição e suporte, em sua organização, de entidades e grupos literários de Piracicaba e de diversas pessoas atuantes na literatura e no jornalismo. Atualmente, os trabalhos de realização do concurso são efetuados por uma Comissão Organizadora, formada por funcionários da Biblioteca Municipal de Piracicaba e da Secretaria da Ação Cultural e Turismo, responsável pela divulgação; recebimento e tratamento das inscrições; entrega da premiação; edição das antologias; entre outros. Cabe também à Comissão Organizadora indicar e contratar uma Comissão Julgadora, composta por cinco membros, escritores, escritoras e pessoas ligadas ao mundo da literatura e de reconhecida capacidade, cuja atribuição é definir e selecionar os trabalhos vencedores de cada ano.

O Prêmio Escriba alcançou projeção e se transformou em importante evento no calendário dos concursos literários no Brasil, oferecendo troféus e relevante quantia em dinheiro para os três primeiros colocados e para o melhor texto de autor(a) piracicabano(a). Além disso, os trabalhos selecionados são reunidos em antologia distribuída gratuitamente. Em suas três modalidades, o Escriba recebe trabalhos vindos de todo o Brasil e também de outros países, com destaque para Portugal, Moçambique, Angola, Estados Unidos e Japão. Celebridades do mundo da literatura já foram premiadas, como, por exemplo, o escritor Marcelino Freire, distinguido no 2º Prêmio Escriba de Contos, em 1999. Importantes autores locais também já foram condecorados, como Carla Ceres de Oliveira Capeleti, Newman Ribeiro Simões, André Bueno, Esio Pezatto, entre outros.

 

Comissão Organizadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>